A cada ano que se passa, as condições climáticas têm sido um assunto cada vez mais relevante quando pensamos no futuro do nosso planeta. Por conta disso, energias limpas e renováveis estão passando a ser tendência em meio a esta nova realidade. Uma delas é a energia solar, que pode ser utilizada não apenas em grandes indústrias, mas também em residências e pequenas empresas.
A vantagem deste tipo de energia é que ele costuma ser mais acessível, diferente da energia eólica, por exemplo. Ou seja, para contar com a energia solar, basta ter os equipamentos necessários e contar com o sol, a sua matéria-prima.
Além disso, existem outras vantagens de contar com a energia solar, desde um futuro mais sustentável até economia financeira para seu lar ou negócio. Sendo assim, confira como passar a utilizar a energia solar em residências e pequenas empresas e seus principais benefícios.
Como funciona a energia solar em residências e pequenas empresas?
Antes de passar a utilizar a energia solar em residências e pequenas empresas, é fundamental entender como a energia solar funciona. Por isso, trouxemos este pequeno passo a passo de como é feito o processo de geração de energia solar em ambientes mais compactos.
- Instalação de equipamentos: O principal equipamento na geração de energia solar é a famosa placa fotovoltaica. É interessante colocá-la em cima de telhados, preferencialmente, para seguirmos com o nosso segundo passo.
- Captura de energia do sol: A placa devidamente instalada captura a energia do sol, que pode ser convertida em energia elétrica.
- Inversor: Equipamento responsável por transformar a energia solar em energia elétrica.
Sistemas utilizados em energia solar para residências e pequenas empresas
Para residências e pequenas empresas, existem três tipos de sistemas de distribuição utilizados em energia solar. Cada um deles pode se mostrar mais ou menos vantajoso, a depender da situação do cliente que queira contar com ele.
Confira os três sistemas e veja qual deles se adequam com a realidade de sua residência ou negócio!
- On-grid: Possui ligação direta com a rede pública de eletricidade. Com o excedente de energia gerada, o consumidor ganha um desconto em sua conta de luz. Este tipo de sistema é mais interessante para residências, ainda mais que tenham acabado de ingressar no sistema de energia solar.
- Off-grid: Este é um caso contrário do on-grid, pois não possui ligação com a rede elétrica. É mais utilizado em regiões afastadas, que não possuem apoio de empresas de energia elétrica. Ele também se torna mais atrativo para pequenas empresas que já tenham um bom poder financeiro e autonomia na geração de energia solar.
- Híbrido: Neste sistema há ligação com a rede elétrica (on-grid), porém a energia excedente pode ser utilizada em baterias. Dessa forma, ela pode ser utilizada de maneira autônoma no imóvel, se caracterizando off-grid. É uma boa opção seja para o seu lar ou negócio, já que conta com o apoio da rede elétrica, sem depender de sua autonomia na produção de energia.
Vantagens de contar com energia em sua casa
A energia solar possui diversas vantagens para residências e pequenas empresas. Primeiro, vamos pensar nos benefícios deste tipo de energia em seu lar. Confira o porquê seria interessante sua casa contar com este tipo de serviço.
Acaba com o aumento da conta de luz: Esta será a primeira vantagem sentida após a instalação de um sistema de energia solar. Até porque, ao produzir sua própria energia, você já impede que sua conta sofra um aumento.
- Redução na conta de luz: Dentro de sua casa a economia na conta de luz pode ser de até 90%. Porém, é importante frisar que este estágio de economia só surge com melhorias no sistema de energia solar e investimento.
- Instalação simples: Em projetos residenciais a instalação de um sistema de energia solar é mais simples. Com a participação de 2 ou 3 técnicos é possível que o trabalho seja concluído em até 3 dias.
- Sustentabilidade: Além de fazer um bem para o seu bolso, com a instalação de um sistema de energia solar, você também faz bem para o planeta. Como este tipo de energia é renovável, não explora recursos da natureza e por ser limpo, os danos de poluição são mínimos.
As vantagens de contar com energia solar em pequenas empresas
Além das vantagens para residências, as pequenas empresas também são beneficiadas pela adesão à energia solar. Confira os principais benefícios que o seu negócio pode ter ao ingressar na utilização deste tipo de energia.
- Redução no custo de aquisição: Para incentivar o uso de energias renováveis, muitas instituições financeiras têm ajudado para diminuir o custo de aquisição. Desta forma, para começar a utilizar energia solar em seu negócio, os custos não serão tão altos como em anos anteriores.
- Redução de gastos com impostos: O incentivo no uso de energia solar não está apenas em sua aquisição, mas também em sua manutenção. Por conta disso, empresas que contam com este serviço contam com redução de impostos em sua conta de energia elétrica. Segundo a ANEEL, cerca de 56% desses tributos são devolvidos.
- Retorno sobre investimento (ROI): Este é o cálculo do valor monetário de um investimento em relação ao seu custo. Com a utilização da energia solar este tipo de rendimento pode ser seis vezes maior que a poupança.
- Manutenção simples e barata: A manutenção de um sistema de energia solar é simples e por conta disso seus custos também são baixos. Basta, a cada seis meses, limpar os painéis com água e uma esponja limpa.
A falta de informação sobre energia solar em pequenas empresas é um desafio
Um dos maiores desafios sobre energia solar em pequenas empresas e até mesmo em residências é a falta de informação. Segundo o SEBRAE, este tipo de energia é pouco utilizado pelos pequenos negócios no Brasil.
Algumas informações ainda confundem possíveis consumidores que querem passar a contar com a energia solar.
- Valores: O valor de uma placa solar é em média entre R$1.100 a R$1.500. Apesar de estes preços assustarem inicialmente, o investimento a longo prazo vale a pena, dada a economia na energia elétrica.
- Dificuldade em aderir: Além da instalação ser simples, basta escolher uma boa empresa para prestar o serviço. Diferente do que muitos acham, não é difícil instalar um sistema de energia solar.
- Dificuldade de manutenção: Como vimos, até mesmo um colaborador pode efetuar a limpeza dos equipamentos. Sendo assim, não é necessário contratar um especialista para este serviço, apenas em situações esporádicas.